Umbanda Sagrada



A Umbanda hoje em dia está sendo muito melhor explicada, pois ela é uma religião nova e ainda está em formação, ela ainda é mal explicada e mal compreendida.
Sabemos que parte dessa dificuldade reside no fato de existir várias correntes de pensamentos doutrinários e heranças religiosas herdadas pela Umbanda e adaptadas á nossa cultura tipicamente cristã, cujos valores religiosos estão arraigados no inconsciente religioso coletivo doa brasileiros.
Os valores religiosos dessas culturas multimilenárias e mais antigas, no próprio cristianismo são vistos por muitos como folclore ou manifestações tardias de paganismo. Mas a verdade é outra, pois essas duas culturas religiosas foram perseguidas e sufocadas até recentemente pela cultura religiosa Católica Apostólica Romana e agora mesmo a Umbanda sofre uma perseguição implacável de algumas seitas evangélicas que não satisfeitas em pregar suas doutrinas se acham no direito de vilipendiar os nossos rito e ícones religiosos e nossas praticas religiosas. Taxando-as de demoníacas e pagãs num desrespeito incomum para com milhões de pessoas que tem na Umbanda.
Dos elementos formadores das bases da Umbanda surgiram suas correntes religiosas.

1 - Corrente
Formada por espíritos nativos que aqui viviam antes da chegada dos estrangeiros. Esses espíritos já conheciam a mediunidade de incorporação, pois o xamanismo já era praticado pelos seus pajés em suas cerimonias.
A possessão espiritual acontecia naturalmente e eles também acreditavam na continuidade da vida após a morte.
Eles acreditavam nas divindades e também acreditavam em espíritos malignos.

2 - Corrente
Os cultos de nação Africana, sem contato anterior com os nativos tinham as mesmas crenças só que em alguns deles eram mais elaborados e bem definidos. Inclusive seus sacerdotes tinham uma gama e rituais e magia para equilibrar as influencia do mundo sobrenatural.
Também cultuavam seus ancestrais através de ritos elaborados e que perduram ate hoje, pois são uns dos pilares de suas crenças religiosas.
Os cultos Africanos puros eram bem definidos e suas transmissões orais elaboradas em forma de lendas transmitidas oralmente de pai para filho.
Devemos salientar que a Umbanda herdou dos cultos de nação afro o seu vasto panteão divino e tem no culto as divindades de Deus um doa fundamentos religiosos. Esse panteão formado por Orixás ou senhores do alto ou do ori (cabeça) dos seus filhos.

3 - Corrente
Formada por estudiosos dos livros doutrinários kardecista mais quando iam incorporar seus guias espirituais, neles se manifestavam espíritos de índios de ex escravos negros.
Então criaram uma corrente denominada de Umbanda Branca bem aos moldes espirituais, mas na qual aceitavam a manifestação de caboclos, pretos velhos.....
Essa corrente pode-se descrever como meio termo entre o espiritismo e os cultos nativos e afros, pois se fundamentam na doutrina cristã, as suas sessões estão mais próxima ao kardecismo do que das Umbandistas.

4 - Corrente
A magia é comum a toda humanidade e as pessoas recorrem a ela sempre que se sentem ameaçadas por fatores desconhecidos ou pelo mundo sobrenatural principalmente pelas atuações de espíritos malignos e por processos de magia negra. Dentro da Umbanda o uso da magia branca ou magia positiva se disseminou de forma tão abrangente que se formou parte da própria religião, sendo impossível separar os trabalhos religiosos dos trabalhos espirituais mágicos.
A linha divisória desses dois aspectos do universo divino foi ultrapassada e hoje os guias espirituais atuam em seus médiuns tanto magistica quanto religiosamente demonstrando-nos que religião e magia são inseparáveis, pois são as duas vertentes de uma mesma coisa o universo divino.
Para concluir os comentários sobre a Umbanda dizemos:
É uma religião sem qualquer tipo de preconceito para com todas as outras religiões. É uma religião monoteísta, pois é fundamentada na existência de um único Deus ainda que tenha também tenha todo um panteão divino muito bem definido nas divindades Orixás as quais reverenciamos, evocamos e oferendamos. Cremos na manifestação dos espíritos e na existência de um universo divino e de outro espiritual ambos povoados por seres divinos humanizados e por seres humanizados divinizados.
Assim se a Umbanda é uma religião nova porque tem só um século de existência e ainda esta em fase experimental, num processo coordenado pelos seus mentores divinos, mentores esses que denominamos Orixás os espíritos mensageiros nos informam que sua estrutura religiosa espiritual já está pronta e só nos falta estrutura-la aqui no plano material para dar-lhe uma feição definitiva, quando seus valores religiosos e seus fundamentos divinos serão definitivos e deixarão de mudar ao sabor de suas correntes mais expressivas.
Fonte = Umbanda Sagrada
Autor= Rubens Saraceni

Minha visão sobre a Umbanda Sagrada:

A Umbanda Sagrada e seus ensinamentos vieram através de mentores espirituais, trouxeram a ciência do divino através de suas telas planetárias, hoje entendemos os pontos riscados quando uma entidade risca sabemos que Orixá ela serve de onde vem.
Temos também uma abertura bem maior sobre os mistérios divinos, como eles atuam nas nossas vidas, e porque atuam, uma grande abertura sobre as linhas de trabalho trazendo o entendimento sobre o trabalho magístico desses guias espirituais quando incorporados e não podia deixar de citar sobre o grande entendimento que essa doutrina trouxe da linha de esquerda da Umbanda muitos ainda criticam “essa nova Umbanda”, mas tudo que é novo é assim mesmo criticado antes de ser entendido. Mas vale a pena entender um pouco dessa doutrina e tirar dela o que lhe servir.

Gladys Camorim

 


 
 
 
Subir